Para ajudar a entender o universo das corredoras criamos um pequeno dicionário com termos técnicos que, acreditamos, merecem ser explicados.
Este espaço será atualizado semanalmente com novos termos. Por enquanto, aprenda um pouco mais sobre o universo das Corredoras.

 

Coelho

Corredor que serve de referência para outros atletas ditando o ritmo durante uma prova ou treino. Também é chamado de marcador de ritmo ou pacer.

Bater contra o muro

Expressão utilizada por maratonistas referente à marca de 30 km, quando a sensação de esforço para completar a prova é tamanha que muitos dizem ser semelhante a correr de encontro a uma parede.

Endorfina

Substância produzida pelo cérebro em resposta à atividade física, que desperta a sensação de euforia, provoca prazer e bem-estar.

FCmax

Sigla para Frequência Máxima Cardíaca. Determina o limite que os batimentos do coração podem chegar com segurança durante o exercício físico. Pode ser obtida pelo texto ergoespirométrico ou estimada por fórmulas matemáticas.

Longão

É um tipo de treino em que o principal objetivo é percorrer muitos quilômetros em um ritmo constante. Geralmente é realizado aos fins de semana.

Overtraining

Ocorre quando um atleta exagera em seus treinamentos e não respeita o descanso adequado. Sendo assim, o corpo perde a capacidade de se recuperar e acontece uma queda no rendimento. Seus sintomas são parecidos com as dores naturais de um treino forte, mas com o tempo, os problemas aumentam e o corredor pode vir a ter perda de apetite, dores frequentes, mudanças de humor, cansaço excessivo e aumento da frequência cardíaca em repouso.

Pace

É o ritmo que o corredor imprime durante uma prova ou treino, medido em quilômetros por minuto (Km/min).

Quebrar

Palavra utilizada quando um atleta perde as forças e não consegue completar uma prova ou treino, ou ainda, precisa diminuir o ritmo para chegar até o final.